Páginas

Visitantes

domingo, 21 de outubro de 2012

O cristão e o divórcio!

Graça e Paz!

Hoje em dia é tão "normal" o divórcio! Nas novelas e filmes os casais se divorciam por qualquer banalidade! Não sorrir para o cônjuge ao acordar de manhã já é motivo suficiente para muitos casais se divorciarem! Os índices de divórcios têm chegado a números altíssimos no Brasil e no mundo! Dentro das Igrejas Locais os casais têm se divorciado até mesmo por simples alegações de incompatibilidades de gênios! Algumas pessoas que se dizem cristãs aconselham casais a se separarem por qualquer coisa! Mas, e Deus, o que Ele pensa acerca do divórcio?

O Velho Testamento deve ser interpretado à luz do Novo Testamento, todavia, deve ser destacado que o Velho Testamento revela o caráter de Deus e é uma sombra do Novo Testamento. Lá em Malaquias, no Velho Testamento, Deus fala o que Ele pensa a respeito do divórcio: "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel" Malaquias 2.16, parte "a". Isto é muito forte! Deus disse que ODEIA o divórcio!

Já na fase Neotestamentária (tempo da Graça), Jesus nos ensinou que há somente uma hipótese em que é cabível o divórcio. Para Jesus, o cristão só pode se divorciar na hipótese de o(a) cônjuge ter cometido  imoralidade sexual (adultério, pecados sexuais), sob pena do(a) divorciado(a) se casar novamente e cometer o pecado do adultério: "Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". Mateus 19:9 (Mateus 5.31,32)

Jesus nos disse ainda que o que Deus uniu, ninguém deve separar: "Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe". Marcos 10:7-9. Como cristãos, devemos obedecer as autoridades (eclesiásticas e seculares), e, por isto, devemos nos casar legalmente, todavia, cabe ressaltar que o que sela o pacto do casamento não é um papel (certidão de casamento ou contrato), pois o que sela o casamento é a conjunção carnal (sexo), que é um verdadeiro pacto de sangue, quando o homem e a mulher se tornam uma só carne! Sexo não é brincadeira, é coisa séria!

Em 1 Coríntios no capítulo 7 o Apóstolo Paulo dá inúmeros conselhos sobre matrimônio (leia). Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece a importância do casamento e aconselha os casais cristãos a se reconciliarem sempre. Para Paulo, o divórcio deveria ser uma exceção, mesmo nos casos de imoralidade sexual do parceiro(a), pois a regra é o perdão, a reconciliação, o amor cristão: "Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. Aos outros eu mesmo digo isto, e não o Senhor: se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele." 1 Coríntios 7:10-13

O aumento alarmante dos índices de divórcios é mais uma prova de que estamos chegando no final dos tempos! Em Mateus 24, ao falar dos sinais dos tempos, Jesus nos falou que no final dos tempos o amor de muitos se esfriaria, e  é exatamente isto que tem acontecido em muitos lares: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12. Ao escrever a Timóteo, o Ap. Paulo aproveitou o ensejo e, inspirado por Deus, falou acerca do caráter e da personalidade das pessoas nos últimos dias: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus," 2 Timóteo 3:1-4. Muitos destes adjetivos desagradáveis epigrafados pelo Ap. Paulo são percebidos atualmente nas pessoas que se dispõem a se divorciarem por qualquer banalidade!

Se o divórcio é normal para as pessoas não cristãs, não pode ser para nós! Não podemos nos conformar com o mundo e achar "normal" o divórcio! "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

O casamento é a fundamento da família e da sociedade, é uma das bases mais importantes para a boa educação dos filhos! 

Se Deus odeio o divórcio, é claro que o inimigo de Deus (satanás) ama o divórcio, afinal ele quer que as pessoas andem na direção oposta daquilo que Deus planejou para os seres humanos (o que pode ser traduzido por pecado, errar o alvo)! O único interessado no divórcio dos casais é satanás!

Por motivos óbvios, nestes últimos dias o diabo e seus anjos têm atuado contra os casamentos de forma intensa (inclusive no âmbito legislativo)! Que caiam as escamas dos olhos dos cristãos que não têm enxergado esta realidade do mundo espiritual!

Casais cristãos, lembrem-se do que a Palavra de Deus diz acerca do casamento cristão e estejam atentos às ciladas de satanás contra os casamentos.

Jovens cristãos, casamento é coisa séria! Peçam a direção de Deus e a confirmação dele acerca de quem deverá ser seu (ou sua) cônjuge! Deus não te deixará sem respostas, no tempo certo Ele falará a você de alguma forma (por meio de sonho, revelação ou testificação do Espírito Santo, por meio da Bíblia, etc).

Que Deus guarde e dirija os nossos passos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário