Páginas

Visitantes

terça-feira, 31 de maio de 2011

O que é vaidade? Vaidade é pecado?

Graça e Paz do nosso Salvador Jesus Cristo!

Há 31 anos convivendo com diversos irmãos cristãos (desde que nasci), posso afirmar que já ouvi muitas vezes a palavra “vaidade”.   No próprio dia a dia não é raro se ouvir frases do tipo: a fulana de tal é “vaidosa”.

No entanto, há vários anos tenho observado que nem sempre as pessoas utilizam o termo “vaidade” com a devida propriedade, ou seja, não são raras as vezes que as pessoas usam a palavra “vaidade” sem saber o significado deste termo (secular e bíblico), e, por isto, acabam usando o termo vaidade indevidamente.

Afinal, o que significa o termo vaidade?

Vaidade, segundo o Grande Dicionário Enciclopédico Brasileiro (Novo Brasil Editora, 1979, V. 5, p. 1567) é a “Qualidade do que é vão, sem solidez nem duração, inútil, fatuidade, vanglória, ostentação, presunção, futilidade, coisa vã.”

O dicionário bíblico Ebenezer nos trás três significados para o termo vaidade, nestes termos: “1) Desejo exagerado de atrair a atenção. 2) Deus falso (1Sm 12.21). 3) Ilusão (Ec 1.2).”

Consoante ensina Orlando Boyer (Pequena Enciclopédia Bíblica - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, 8. ed., 1985, p. 764), vaidade é a “Qualidade de ser vão, inútil, sem solidez, sem duração.”

Segundo a nota de rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra referente a Eclesiastes 1.2, em explicação ao termo vaidade (1999, p. 769): “A palavra, no hebraico, significa “sopro” ou “neblina” e, por isto, aquilo que é “inútil”, “fútil” ou “não substancial”. 

Conforme artigo escrito na internet pelo Pb. Adarlei, "No Antigo Testamento, escrito em hebraico, "vaidade" vem de duas palavras, hebel (aparece 71 vezes) e shaw' (aparece 52 vezes). O significado básico de hebel é "vento" ou "sopro" e, nos contextos em que aparece, geralmente traz a idéia de "vazio", "oco", "sem sentido". É também usada para indicar o abandono ao Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podem satisfazer necessidade alguma, simplesmente pelo fato de não existirem. Quanto à palavra Shaw', é inquestionável que o sentido básico é o de "vacuidade". Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, "O vocábulo designa tudo aquilo que é impalpável, irreal e sem valor, quer na esfera material quer na moral. É, por conseguinte, uma palavra que designa ídolos (da mesma maneira como hebel, 'vaidade', também é uma designação de ídolos [sem valor]). Salmos 24:4, pode, então, ser traduzido assim: 'aquele que não ergueu a mente a um ídolo'." No Novo Testamento, escrito em grego, mátaios é o termo que representa "vaidade". Ela e seus cognatos aparecem cerca de 14 vezes. Também significa "vazio", "inútil", "fútil", "sem valor", "incapaz" e não se refere a nenhuma proibição quanto ao uso de jóias, roupas ou ornamentos. Pode-se concluir que, quando a Bíblia fala de "vaidade", seu significado é sopro, algo vazio, sem sentido, algo que é transitório, que é efêmero. É "correr atrás do vento". É colocar esperança naquilo que é vão, perecível." (Disponível em: http://adguarulhos.sites.uol.com.br/artstg05.html)

São muitos os versículos bíblicos que usam o termo “vaidade”, sendo que o mais conhecido deles é Eclesiastes 1.2, escrito pelo sábio Salomão em sua velhice: “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade” (Almeida Corrigida Fiel).   Em outra versão da Bíblia, este mesmo texto está escrito da seguinte forma:  “"Que grande inutilidade!", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!”(N.V.I.). Neste versículo, Salomão usa o termo vaidade no sentido de algo sem duração, passageiro, inútil, vão. O livro de Eclesiastes está recheado do termo vaidade neste mesmo sentido utilizado em Eclesiastes 1.2.




A Bíblia Vida Nova, editada pelo Dr. Russel Shedd (Ed. Vida Nova, 1980, p. 678), explica em sua nota de rodapé, referindo-se a Eclesiastes, que "A vaidade das coisas terrenas e a inutilidade dos esforços humanos em se conseguir a felicidade verdadeira (...) pode ser explicada como futilidade, inanidade, insignificância" .

A  Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD, 1995, p. 876), em explicação ao Verísculo 2 de Eclesiastes 1, fala sobre o objetivo de Salomão ao escrever o referido texto: "No reinado de Salomão , Israel viveu sua época áurea, mas o rei desejava que as pessoas entendessem que o sucesso e a prosperidade não duram para sempre (Sl 103.14-16; Is 40.6-8; Tg 4.14). Toda realização humana um dia desaparecerá, e devemos guardar  isto em mente, a fim de vivermos sabiamente. Se não o fizermos, também nos tornaremos orgulhosos e auto-suficientes, quando formos  bem sucedidos, ou extremamente desapontados, quando fracassamos. O objetivo de Salomão foi mostrar que os bens terrenos e as realizações são, em última análise, sem sentido. Somente a busca a Deus traz a verdadeira satisfação. Devemos honrar a Deus em tudo que dizemos, pensamos e fazemos" .

De uma forma um pouco diferente de Eclesiastes 1.2, dependendo das versões da Bíblia, em alguns outros versículos a palavra vaidade é utilizada no sentido de vanglória, soberba, exaltação e futilidade, conforme comparações entre versões bíblicas:

Efésios 4.17 (N.V.I.): “Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.” (grifo nosso)
Efésios 4.17 (Almeida Corrigida Fiel): “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.” (grifo nosso)

1 Timóteo 3.6 (Almeida Revisada): “não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.” (grifo nosso)
1 Timóteo 3.6 (Católica):  “Não pode ser um recém-convertido, para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio.” (grifo nosso)

Filipenses 2.3 (Almeida Corrigida Fiel): “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (grifo nosso)
Filipenses 2.3 (N.V.I.): “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” (grifo nosso)

2 Coríntios 12.7 (N.V.I.): “Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.” (grifo nosso)
2 Coríntios 12.7 (Católica): “Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade.” (grifo nosso)

A pergunta que não quer calar é: Vaidade é pecado? Depende do sentido que for atribuído à palavra vaidade!  Neste ponto, vale a pena destacarmos pelo menos três variáveis interpretativas: 1) Vaidade, no  sentido mais bíblico da palavra, conforme o grego e o hebraico, ou seja, no sentido de algo vazio, passageiro, sem duração, inútil, não pode ser considerada  como pecado, pelo menos em princípio, pois conforme está escrito em Eclesiastes 1.2, TUDO É VAIDADE,  (ou seja, os bens materiais, a beleza, o conhecimento, a vida terrena,  a sabedoria, os relacionamentos, tudo um dia irá se acabar, pois TUDO É PASSAGEIRO, tudo é "vão", tudo é vaidade); 2) Numa segunda análise interpretativa do termo vaidade (1Sm 12.21, Salmos 31.6, 1 Reis 16.13,26, Salmos 4.2, Deut. 32.21), pode-se afirmar que, se as coisas terrenas e passageiras (vaidades)  forem o nosso alvo e a nossa prioridade, se estivermos idolatrando algo ou se deixarmos Deus em segundo plano ou se nos esquecermos dEle,  estaríamos errando o alvo, que é o de vivermos para a Glória de Deus, tendo Ele como prioridade (devemos amar a Deus sobre todas as coisas e não podemos ter outros deuses diante de Deus). Se a palavra vaidade for utilizada neste sentido, estaríamos falando de algo pecaminoso; 3) Se o termo vaidade for utilizado no sentido de soberba, presunção, vanglória e exaltação (sentido este que é utilizado em alguns versículos da Bíblia, dependendo da versão), estaríamos falando de algo repreensível e que também pode ser considerada como pecado (vaidade), conforme Marcos 7.21-23 e 1 João 2.16. 

E o ato da pessoa se embelezar, se arrumar e usar jóias constitui vaidade (no sentido pecaminoso da palavra vaidade)?  O termo "vaidade", na Bíblia, não é encontrado, em nenhum momento, sendo associado ao uso de jóias, maquiagens ou embelezamento. Todavia, a resposta não é tão simples, pois, para se saber se uma pessoa está sendo "vaidosa", no sentido pecaminoso da palavra, seria necessário analisar a mente e as intenções da mesma, ou seja, pode ser que a pessoa esteja pecando e pode ser que não, dependendo de cada caso, mas só quem pode responder esta pergunta individualmente é Deus, que conhece a mente e as intenções do ser humano! Se uma pessoa se enche de jóias e se embeleza com a intenção de se sentir superior aos demais, com a intenção de atrair para si toda a atenção, com o coração cheio de exaltação e soberba, amando mais as coisas materiais e vãs do que a Deus, é óbvio que a pessoa estará pecando, pois Deus não se agrada disto!

Não obstante, o que deve ser destacado é que não só o uso de jóias ou o embelezamento, mas qualquer coisa pode encher a pessoa de soberba e idolatria e fazê-la pecar (qualquer coisa mesmo, ou seja, uma casa, um carro, uma motocicleta, um vestido, um terno, um sapato, uma gravata, uma mobília, a beleza própria, a conta bancária, o grau de instrução, um emprego, uma função, um grau eclesiástico, um esposo, uma esposa, um filho, etc.), mas isto depende de cada um!

É possível uma pessoa estar usando jóias de ouro e diamante, andar com um carro caríssimo, usar roupas caras e não estar com o coração naquilo, estar desapegada destas coisas materiais, sem estar com nenhum sentimento de orgulho ou soberba, assim como é possível uma pessoa encher o coração de orgulho, soberba e idolatria ao praticar coisas simples como usar uma roupa bonita, ao comprar um carro usado, ao entrar na faculdade, etc.  Portanto, jamais julgue as pessoas baseando-se no seu ponto de vista e nos seus sentimentos, pois cada ser humano é diferente um do outro (P. ex.: se eu estivesse usando aquilo ou se eu comprasse tal coisa,  eu me sentiria de tal forma, portanto, aquela pessoa deve estar se sentindo de tal forma - Errado !!!).

Alguns podem dizer: Ah, mas o uso de jóias é desnecessário, e o que é desnecessário é vaidade!  Amados, não sejamos hipócritas ou insensatos, pois muitas coisas são fúteis e desnecessárias, e nem por isto nós cristãos deixamos de comprar, usar ou fazer, tais como: a) usar gravata (a gravata só serve para embelezar); b) usar prendedor de gravata (que é uma jóia também); c) usar abotoaduras (que também é jóia e só serve para embelezar); d) usar roupa nova ou cara (pra quê comprar roupa nova ou cara, quando temos roupas usadas que ainda estão boas ou se temos a opção de comprar roupas novas e mais baratas que cumprem o mesmo papel das caras ou "de marca"?); e) comprar automóvel novo e caro (pra quê comprar um automóvel novo e caro se um bom automóvel usado ou um automóvel novo e mais em conta desempenha a mesma função?); f) embelezar templos (só tem fins estéticos); g) fazer a barba (só tem fins estéticos); h) fazer depilação (algumas depilações só servem para melhorar a estética); i) fazer penteado (estando o cabelo limpo, pentear o cabelo só serve para embelezar); j) usar roupa combinando (só serve para embelezar, pois o papel das roupas é esconder a nossa nudez e nos aquecer no frio); k) pintar a casa e embelezá-la (a casa tem a função de nos dar segurança, abrigo contra o frio e o sol escaldante, descanso e privacidade, o que vai além disto pode ser considerado desnecessário); l) viajar à passeio e várias outras coisas.

Deve ser relembrado ainda que, biblicamente falando (de acordo com os textos originais em hebraico e grego), o termo vaidade não tem relação com o uso de jóias, enfeites, roupas, maquiagens ou com o ato de se embelezar. Na bíblia, a palavra vaidade não está associada ao ato de se embelezar, e foram os homens, não a Bíblia, que criaram o errado conceito de que se embelezar ou usar jóias é vaidade (independente de qualquer circunstância).

Se ouro, pedras preciosas, metais preciosos e jóias fossem pecado e vaidade, no céu não poderiam ter coroas (Ap. 3.11; 14.14), ouro, pedras preciosas, etc (Ap. 21.18-21).

Amados, Deus abomina a hipocrisia e o julgamento temerário! 

Pare de ficar julgando as pessoas pela aparência! Antes de querer apontar o dedo e de murmurar, olhe para si mesmo:

“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.” Lucas 6.37

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7.3-5

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” João 7.24

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”  1 Samuel 16:7

“Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” Mateus 23.28

“Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,” 1 Pedro 2.1

Podemos ter bens materiais, ter uma boa profissão, ter uma boa família, ter um bom grau eclesiástico, ter boas roupas, ter beleza estética aos olhos humanos, ter influência, ter algum tipo de poder ou autoridade humana, mas não devemos nos deixar ser levados por estas coisas, que são terrenas e passageiras! O nosso coração não pode estar preso às coisas deste mundo (Mateus 6.21)! O principal bem que temos e que devemos preservar em nossas vidas é Deus, que nos proporciona Salvação por meio do nosso amado Jesus Cristo, e que nos presenteou com a presença do Espírito Santo, isto sim é eterno! Deus quer ser prioridade em nossas vidas! Deus quer que tenhamos um coração puro! Deus quer que sejamos humildes, independentemente daquilo que usamos ou possuímos! Deus não quer que sejamos orgulhosos ou soberbos! Deus não quer que sejamos avarentos! Deus quer que glorifiquemos a Ele por tudo o que Ele nos dá, conforme ensina a Palavra de Deus:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” (Mateus 22. 37, 38)

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” 1 Timóteo 1.5

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4.6

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 João 2.15

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12.15

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;” Efésios 5.20

Amados, a Bíblia nos ensina que a beleza passa, que os bens materiais passam, que a nossa vida terrena passa, que todas estas coisas que os nossos olhos carnais vêem passam, e que, por isto, devemos estar atentos não a estas coisas, ao contrário, devemos estar atentos nas coisas que não se vêem, que são eternas e muito mais importantes:  “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

Abraços fraternos e que Deus abençoe a todos nós!

.

Um comentário:

  1. Gloria a Deus pela mensagem, Deus abençoe a todos nós, amém!!! ass:jorge roney de belém do Pará em 05/08/2013 :D

    ResponderExcluir