Páginas

Visitantes

sábado, 28 de maio de 2011

O que é Doutrina?

Que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos nós!

No meio cristão, notadamente no meio evangélico, muito se fala em doutrina. Em algumas denominações evangélicas semanalmente há um "culto de doutrina", ou seja, o termo "doutrina" é bastante utilizado no meio evangélico - cristão.

Quando entrei na faculdade de Direito, em  meados do ano de 1998, um professor, que ministrava a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, também falou sobre doutrina. Quando aquele professor da faculdade de Direito falou em doutrina, eu, neófito, pensei com os meus botões: será que este professor é evangélico? (risos). Logo após a explanação daquele mestre eu pude descobrir que ele falava da doutrina jurídica (a doutrina jurídica é o ensino materializado nos livros jurídicos, escritos por mestres, doutores, professores ou juristas que estudaram bastante o assunto no qual se dispuseram a escrever). 

Confesso que até os meus 14 anos de idade eu tinha uma visão errada e minimalista da palavra doutrina. Ao meu ver, doutrina significava um conjunto de regras (e muitas destas regras não eram puramente bíblicas,  ou seja, eram usos e costumes) que os membros da Igreja Local deveriam obedecer. Graças a Deus ampliei e mudei a minha visão depois que: 1) Passei a orar pedindo sabedoria e discernimento ao Espírito Santo de Deus; 2) Passei a pesquisar este assunto de acordo com a Bíblia (e secundariamente em livros cristãos), ainda  aos meus 14 anos de idade.

Assim como eu em minha tenra idade, são muitas as pessoas que confundem a palavra "doutrina"  com  "conjunto de regras"  ou com "usos e costumes". Não quero criar polêmica, mas o conceito ou a definição da palavra doutrina (bíblica) vai muito além disto, conforme veremos adiante.

 Mas, afinal, o que é doutrina, de acordo com a visão bíblica-cristã? 

Segundo a Pequena Enciclopédia Bíblica, de Orlando Boyer (Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, 8. ed., 1985, p. 253), a palavra doutrina é conceituada como: "Tudo o que é objeto de ensino, disciplina".

Conforme o Dicionário Teológico do Autor Claudionor Corrêa de Andrade (Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2007, p.151), a categoria doutrina é conceituada da seguinte forma:  " [Do lat. doctrina, do verbo docio, ensinar, instruir, educar] Conjunto de princípios que formam a base de um sistema religioso. A doutrina cristã acha-se baseada na Bíblia Sagrada - nossa única regra de fé e prática. Ela pode vir expressa em forma de credos, declarações de fé ou dogmáticas". (grifo nosso).

Já segundo o Dicionário de Teologia de Stanley J. Grenz, David Guretzi e Cherith Fee Nordling (Editora Vida, 2005, p. 42-43), "doutrina" é conceituada como uma "Formulação teológica que tenta proporcionar uma declaração resumida dos ensinos das Escrituras sobre um tema teológico em particular. Idealmente, a doutrina é formada com o intuito de ser fiel às Escrituras e ao mesmo tempo dar atenção às tradições da Igreja e aos padrões vigentes de pensamento. Assim, a doutrina é afirmada de tal maneira que as pessoas de hoje possam entender o ensino das antigas Escrituras" .

Doutrina, de acordo com o grego διδασκαλια [didaskalia] (Substantivo feminino), significa "o ato de ensinar: ensino. Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução" (disponível em: http://dicionariobiblico.blogspot.com/2007/06/doutrina.html).

Jesus Cristo, em seu ministério terreno, pôde doutrinar bastante, ou seja, Ele ensinou  bastante,  e os ensinamentos de Jesus eram com autoridade (pois Ele não era hipócrita, ou seja, Jesus era verdadeiro e puro) conforme se verifica em Mateus, no capítulo 7, versículos 28 e 29: 

" 28 - E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
29 - Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." 

No Evangelho conforme escreveu Marcos, no capítulo 4, versículos 1 e 2, mais uma vez se fala acerca da doutrina de Jesus:

" 1- E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
2 - E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
3- Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. (...)"

Na grande maioria dos versículos da Bíblia a palavra doutrina pode ser substituída pela palavra ensinamento, e em alguns casos até mesmo pela palavra conselho (tudo isto no sentido bíblico-cristão), e  é possível de se comprovar tal fato ao se analisar as diferentes versões da Bíblia em Língua Portuguesa, conforme veremos adiante:

Provérbios 13.14 (Almeida Corrigida Fiel): "A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte." (grifo nosso)
Provérbios 13.14 (Almeida Revisada): "O ensino do sábio é uma fonte devida para desviar dos laços da morte." (grifo nosso)

Romanos 6.17 (Almeida Revisada):  "Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues" (grifo nosso) 
Romanos 6.17 (Nova Versão Internacional.): "Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida" (grifo nosso) 

Apocalipse 3.3 (Versão Católica): "Lembra-te de como recebeste e ouviste a doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei"  (grifo nosso). 
Apocalipse 3.3 (Almeida Corrigida Fiel):  "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei"  

Tito 2.7 (N.V.I.): "Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;" (grifo nosso)
 Tito 2.7 (Católica): "e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento: pela integridade na doutrina, gravidade," (grifo nosso)

Gálatas 1.9 (Sociedade Bíblica Britânica): "Como antes temos dito, assim digo agora de novo, se alguém vos pregar um evangelho além do que recebestes, seja anátema" (grifo nosso)
Gálatas 1.9 (Versão Católica): "Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado" (grifo nosso)

 Efésios 6.4 (N.V.I.): "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." (grifo nosso)
 Efésios 6.4 (Almeida Revisada): "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor." (grifo nosso)
Efésios 6.4 (Católica): "Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor."(grifo nosso) 

Conforme visto acima, a palavra "doutrina"  geralmente pode ser substituída pela palavra "ensino" (de acordo com o grego e com o latim)!

Basicamente, a Bíblia fala da existência de três tipos de doutrinas (doutrina de Deus, doutrina de homens e doutrina de demônios), ou seja, há os ensinamentos que provém de Deus (bíblicos), os ensinamentos que provém puramente de homens e os ensinamentos que são provenientes de demônios.

A sã doutrina é aquela que provém de Deus, ou seja, são os ensinamentos e as recomendações que estão contidas na Palavra de Deus! É esta a doutrina que nos interessa! É esta doutrina (a bíblica - cristã) que devemos aprender e que devemos praticar (geralmente, quando o Novo Testamento fala de "doutrina", pura e simplesmente, sem se referir a doutrina de homens ou a doutrina de demônios,  está fazendo alusão à doutrina de Deus ou inspirada por Deus, sendo desnecessário frisar que os ensinos de Jesus são doutrinas de Deus e que as doutrinas dos Apóstolos são inspiradas por Deus).

Já a doutrina dos demônios, que não nos interessa aprender e praticar, está explicitada em 1 Timóteo 4, versículos 1 e seguintes:

"1- O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
2- Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada
3- e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.
4- Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,
5- pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração". (grifo nosso).

A Carta do Ap. Paulo aos Colossenses, Cap. 2,  do versículo 20 ao 23, fala sobre as doutrinas de homens, que também não nos interessa ouvir e praticar: 

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: "Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne." (Conf. Bíblia   N.V.I., em outras versões está escrito "doutrinas de homens") (Sem grifo no original)

Uma coisa que chama muito a atenção é o fato de que as doutrinas de homens e as doutrinas de demônios citadas na Bíblia não eram "doutrinas libertinas", eram "doutrinas proibitivas ou legalistas (regras, leis)".  A intenção dos demônios sempre foi a de escravizar e humilhar o homem, mas Jesus veio para libertar o homem! Uma das estratégias dos demônios contra a sã doutrina é a de usar os extremos contra os cristãos, ou seja, ou tentam usar o legalismo e a religiosidade para tornar o homem prisioneiro, escravo de homens e de religiões,  ou tentam usar a libertinagem para aprisionar e escravizar o homem no pecado, Deus, todavia, quer que sejamos realmente livres (de pecados, de homens, de religiosidades, de demônios, de leis, de libertinagens). Deus quer que sejamos equilibrados.

A Bíblia também relata que os Fariseus, um grupo religioso da época de Jesus, ensinavam doutrinas de homens (Marcos 7. 5-9), o que era reprovado por Jesus:

"Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." (grifo nosso)

Em síntese, pode-se afirmar que a palavra " doutrina" (de Deus - bíblica, a sã doutrina)  jamais deve ser confundida com "um conjunto de regras"  ou com os "usos e costumes", pois doutrina é o ensinamento bíblico verdadeiro, que é puro, imaculado, sadio e eterno (jamais muda), sendo que provém de Deus, ao contrário dos "usos e costumes", que é um conjunto de regras, preceitos ou comportamentos que provém de seres humanos e que  varia no tempo (muda de tempos em tempos) e no espaço (muda de local para local).

A Bíblia nos recomenda que devemos ficar apenas na doutrina de Cristo (doutrina bíblica - cristã), conforme 2 João 1.9:

"Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho."

A Bíblia chama de soberbos todos aqueles que não se conformam com a sã doutrina de Jesus e vão além disto, conforme escrito em 1 Timóteo cap. 6, vers. 3 e 4:

"3- Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4- É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,"

A Bíblia é a nossa única regra de fé, doutrina e prática! Não podemos ser levados por ventos de doutrinas, conforme está escrito em Efésios 4.14.   Muitos são os que, para apoiarem os seus falsos ensinamentos (que não têm apoio nas Escrituras, ou seja, quando o apoio nas Escrituras é distorcido pode-se dizer não há apoio nas Escrituras), afirmam terem recebido seus ensinamentos por visão ou revelação (confronte tudo o que você ouve, lê e vê com a Palavra de Deus de uma forma contextualizada).

Para que não sejamos levados por ventos de doutrinas (os ventos passam e vão embora, é por isto que muitos ventos de doutrinas já foram embora), ensinos de homens ou doutrinas de demônios, devemos constantemente ler a Bíblia, e sempre é importante pedirmos o auxílio do Espírito Santo (o nosso Melhor Professor). Estas são as ferramentas mais importantes para que possamos reconhecer as doutrinas falsas e para que venhamos a aprender e a praticar a sã doutrina (leitura da Bíblia e oração, pedindo o auxílio do Espírito Santo)! Todavia, não é errado estudarmos os costumes dos tempos bíblicos, o grego, o latim, a língua portuguesa, os contextos históricos e culturais de cada livro da Bíblia, a hermenêutica, a exegese, a Teologia, etc., pois tudo isto são ferramentas secundárias que nos ajudam a entender a Palavra de Deus. Aliás, Deus quer que cresçamos na graça, no conhecimento, em fé, em palavra e em ciência: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2 Pedro 3.18)" "Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. (2 Coríntios 8.7).

Que o Espírito Santo de Deus nos ensine, nos guie, nos santifique, nos capacite, nos console e nos unja  cada dia mais!

Abraços fraternos e que Deus abençoe a nós todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário