Páginas

Visitantes

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os problemas nas Igrejas Locais!

Graça e Paz!

A Igreja de Cristo na terra, desde a sua implantação, há cerca de dois mil anos atrás, até os dias atuais, sempre enfrentou uma série de problemas e deficiências.



No início da Era Cristã, até o Ap. Paulo chegavam notícias das Igrejas Locais. Estas notícias chegavam por meio de irmãos em Cristo que vinham de viagens missionárias e conversavam com o Ap. Paulo, por meio de Cartas que eram enviadas ao Ap. Paulo e até mesmo por meio de revelações (Dons) do Espírito Santo. Ao Ap. Paulo chegavam boas e más notícias. Chegavam notícias de crescimento da Igreja, notícias de curas, milagres, maravilhas, manifestações dos Dons do Espírito Santo, boas obras, etc., mas também chegavam até o Ap. Paulo notícias desagradáveis falando de contendas entre irmãos, erros cometidos por pastores,  legalismos, erros doutrinários, divisões, pecados vergonhosos cometidos por irmãos, etc.   O Apóstolo Paulo, sabendo destes problemas, inspirado pelo Espírito Santo de Deus escrevia cartas (Epístolas) para cada uma destas Igrejas Locais, ensinando como deveriam ser corrigidos os problemas de cada uma destas. 

Se a Igreja não tivesse problemas (desde o seu início histórico), o Ap. Paulo não precisaria ter escrito as Cartas (Epístolas) !

E nos dias de hoje, a Igreja continua com problemas?  Se a Igreja de hoje não tivesse problemas, a Bíblia e as Cartas Paulinas não precisariam mais ser lidas e citadas!  

A Bíblia não escondeu os problemas das diversas Igrejas Locais históricas (eram vários e não precisamos  enumerá-los, basta ler as epístolas para saber e entender) e tampouco escondeu os defeitos dos líderes da Igreja Primitiva (Ap. Pedro, um dos maiores líderes da Igreja antiga, foi repreensível, conforme escrito pelo Ap. Paulo aos Gálatas 2.11)

O Apóstolo Paulo, grande homem de Deus, era extremamente sincero e não escondeu que as vezes acabava deixando de fazer o que deveria e que as vezes praticava o que não queria, conforme relatado em Romanos 7.18-23:

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros."

Se o Ap. Pedro e o Ap. Paulo tinham problemas, e nem por isto deixaram de ser grandes homens de Deus, com os Cristãos e os Líderes Cristãos atuais não é diferente!  Muitas pessoas se desviam, mudam de Igreja Local ou ficam escandalizadas (tropeçam) ao descobrir que o Pastor possui um defeito, que o Líder de um Ministério tem um problema, que o irmão cometeu um erro, e, por fim, que a Igreja de Cristo na terra não é perfeita!  Muitos se aborrecem e dizem que não vão mais congregar em nenhuma denominação, e que vão servir a Jesus Cristo em casa! 

Amados, a Igreja de Cristo só será perfeita quando for arrebatada, quando ela chegar no céu e não houver mais a carne humana, que é falha e pecaminosa!

A Igreja Local é um lugar de crescimento, pois a Igreja Local muitas vezes é um lugar de lutas e confrontos, e, por isto, aprendemos a tolerar e a respeitar nossos irmãos, aprendemos a perdoar os nossos irmãos e líderes, aprendemos a submissão e o respeito, aprendemos a amar a todos apesar dos defeitos, apreendemos a ter comunhão com pessoas muito diferentes de nós, aprendemos a conhecer a nós mesmos e a reconhecer os nossos próprios defeitos, ajudamos e somos ajudados, somos corrigidos, etc. A Igreja Local é uma terra fértil que devemos frequentar, pois nesta terra fértil, com a ajude de outros "agricultores"  (irmãos em Cristo) produziremos bons frutos e uma grande colheita para o Reino de Deus! O aborrecimento ou a decepção é quase que inevitável, e, mais dia ou menos dia, todos nós nos decepcionamos ou nos aborrecemos com algum irmão ou com a própria igreja institucionalizada, mas isto não é motivo para desistirmos, ao contrário, tudo isto são situações para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual ("E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28).

Por causa de problemas e decepções no âmbito de suas Igrejas Locais (quando falo de Igreja Local, estou me referindo a Igreja visível, institucionalizada, ou a qualquer denominação cristã) alguns deixam de congregar, todavia, a Bíblia nos ensina que não devemos deixar de congregar e que é nossa obrigação encorajarmos uns aos outros, conforme está escrito em Hebreus 10.25: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia".

Além disto, amados irmãos, deve ser ressaltado que quando Deus permite que saibamos os defeitos ou problemas de algum irmão em Cristo ou Líder, não podemos emprestar nossa língua ao diabo para maldizer, julgar, acusar, contender ou fofocar! Devemos usar nossa língua para interceder por estas pessoas, pois todos nós temos problemas e defeitos (atire a primeira pedra quem nunca errou e/ou pecou). Somos um só corpo (1 Coríntios 12.12-27), e quando uma parte do corpo não está bem, o resto do corpo padece (1 Co 12.26), ou seja, temos que ajudar e orar por nossos irmãos que estão fracos ou enfrentando problemas, pois as fraquezas e os problemas deles refletem em nós como Igreja!

Existem cristãos que se julgam fortes na fé e cristãos maduros, pois oram bastante, jejuam, lêem a bíblia e praticam algumas normas, todavia, se escandalizam por qualquer coisa, gostam de julgar temerariamente as pessoas e por coisas simples já pensam em se desviar ou em mudar de Igreja Local! Amados, isto é ser fraco na fé e imaturo espiritualmente, conforme ensina a Palavra de Deus, a Bíblia!

Tudo isto me faz lembrar da parábola do semeador e especificamente das sementes caídas entre as pedras, que, por não terem raízes profundas, logo que aparecem os problemas ou as tribulações (na Igreja, neste caso), se escandalizam, tropeçam e ficam no caminho (Marcos cap. 4, vers. 16 e 17).

O desejo de Deus é que cresçamos na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18),  que sejamos maduros (Tiago 1.4) e que produzamos o fruto do Espírito Santo (Gálatas cap. 5, vers. 22 e 23: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio).

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15.58)

Que o Espírito Santo nos ensine e nos ajude!
Abraços e que Deus abençoe a todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário