Páginas

Visitantes

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A língua e o ouvido cristãos!

Graça e Paz!

Amados, há algum tempo venho observando que muitas vezes nós, cristãos, demos lugar à carne  e emprestamos nossas línguas ao diabo! Além disto, não são poucas as vezes que emprestamos os nossos ouvidos ao diabo e ficamos perto de pessoas “linguarudas”, de propósito ou não, e ouvimos delas  maledicências, fofocas, intrigas, mentiras, acusações, etc.



É muito triste saber que, nas Igrejas Locais, algumas pessoas gostam de levantar suspeitas, de retransmitir boatos, de falar mal dos irmãos (inclusive dos Líderes), de julgar os outros com base em fofocas, etc. Há pessoas que sentem prazer em falar dos problemas alheios. O pior disto tudo é que a fofoca quase nunca condiz com a verdade, ou seja, a história real aconteceu da forma “x”, e, na fofoca, os fatos geralmente acabam ficando distorcidos e são contados de uma forma total ou parcialmente inverídica (“y” ou “xy”) ou extremamente aumentada (“xxxxx”). Quanto mais a fofoca é retransmitida, maior a distorção! Quando retransmitimos uma mentira, nos tornamos co-responsáveis por ela, e a mentira é pecado mortal (Apocalipse 21.8).

Muitas cristãos, ao falarem mal do próximo,  se esquecem que também estão sujeitos aos mesmos erros, que também são falhos e pecadores e que também dependem da Graça de Deus e da obra redentora de Cristo!

Amados, quem gosta muito de fofoca é o diabo, pois o que ele mais gosta de fazer é acusar. A palavra diabo, de acordo com o latim e o grego, significa acusador, caluniador. Se a fofoca é uma calúnia ou uma acusação, ela pode ser comparada a um “e-mail” enviado pelo diabo, tendo por  provedor o inferno ("diabo.fofoca@inferno.com"  - e muitas vezes nós, cristãos, recebemos este tipo de “e-mail" em nossa caixa  de entrada e reencaminhamos  ele para vários destinatários - Não façam mais isto, ao contrário, sinalizem as fofocas como  "spam"  e as enviem direto para a  "lixeira", e nem queiram saber o conteúdo destas mensagens do inferno, as fofocas, pois  elas estão infectadas com "vírus mortais" do inferno). Se um irmão nosso em Cristo errou ou pecou e posteriormente se arrependeu, ele foi perdoado pelo poder do Sangue de Jesus, e quem somos nós para apontar o dedo e para dar continuidade naquele assunto que, diante de Deus, já não existe mais, pois Deus já perdoou!

Por causa das fofocas, muitas são as pessoas que, por serem fracas na fé ou imaturas, acabam se escandalizando e se desviando dos caminhos do Senhor! Lembrem-se de uma coisa: Se Deus, sendo Santo e Perfeito, lúcifer se rebelou contra Ele, falou mal dEle para os anjos e conseguiu convencer 1/3 parte dos anjos dos céus contra Deus, quanto mais imagine o estrago maligno que a fofoca pode fazer quando proferida contra nós e contra os nossos Líderes, já que somos todos humanos e falhos (geralmente, quando o alvo da fofoca é um servo de Deus, este permanece em pé, mas os fracos na fé e os cristãos imaturos ficam escandalizados e muitas vezes se desviam ou mudam de denominação, tendo a fofoca conseqüências péssimas para a Igreja, que é o Corpo de Cristo)!

O que o inimigo das nossas almas quer é que exista muita fofoca nas Igrejas Locais, principalmente contra as Lideranças, pois desta forma o inimigo consegue levar com ele muitas pessoas (fazendo-as enfraquecerem na fé ou se desviarem dos caminhos do Senhor). Não vou negar que existam problemas nas Igrejas (escrevi um tópico sobre este assunto há alguns dias), todavia, não devemos fazer fofoca! Quando por acaso soubermos de alguma coisa que supostamente aconteceu, não devemos julgar ou retransmitir o que ouvimos, ao contrário, devemos interceder pelas pessoas (pelos fofoqueiros e pelas pessoas vítimas das fofocas) e pela Igreja!

O que a Palavra de Deus diz sobre tudo isto? Leia os versículos abaixo e reflita! A Palavra de Deus fala por si só, não precisa nem de explicação, pois os versículos que falam sobre este assunto são bastante claros:

“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” Provérbios 15.4
“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” Provérbios 21.23
“Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.” Salmos 34.13
“Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.” Provérbios 12.18
“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” Provérbios 10.19
"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." Provérbios 13.3
“O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.” Provérbios 17.4

No Novo Testamento:

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,” 1 Pedro 4.8,9
“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” Tiago 1.26
“Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;” 2 Coríntios 12.20
"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem" Mateus 15.18 

São inúmeros os versículos da Palavra de Deus que falam sobre a língua (ou ainda lábios ou boca), no entanto, no capítulo 3 do Livro de Tiago encontra-se um verdadeiro compêndio sobre os benefícios e os malefícios da língua, e nos é dado conselhos a respeito de como nós, cristãos, devemos nos comportar com relação à este membro do nosso corpo:

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” Tiago 3.2-18

Amados, devemos fugir das pessoas fofoqueiras! Não podemos emprestar os nossos ouvidos ao diabo! O ouvido é importante na vida do cristão, afinal "(...) a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvido mediante a palavra de Cristo" (Romanos 10.17). Devemos controlar o que entra em nossos ouvidos, pois por meio do que entra em nossos ouvidos as nossas mentes podem se encherem de coisas boas ou ruins! Devemos aproveitar o nosso tempo ouvindo a Palavra de Deus e bons conselhos (Mc 4.9; Pv 1.33; 25.12; 19.27; Ec 5.1; 7.5).

Salomão nos ensina que não devemos dar atenção a tudo que o povo está dizendo, pois, se assim agirmos, nos aborreceremos: "Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você" (Eclesiastes 7.21).

Além dos cuidados que devemos ter com o que ouvimos, também devemos refrear a nossa língua! Não podemos emprestar nossa língua ao diabo para acusar, mentir, caluniar, difamar, injuriar, falar mal das pessoas, amaldiçoar ou para falar palavras torpes, ao contrário, devemos doar nossa língua a Deus, para abençoar e interceder pelas pessoas!

Quem semeia coisas ruins com seus lábios, colhe com seus ouvidos, e colhe em dobro, afinal temos uma boca e dois ouvidos! Se você semeia coisas boas com os teus lábios (ou seja, usa ele para abençoar as pessoas, para falar coisas boas, para louvar a Deus, para orar, para interceder pelas pessoas), chegarão aos teus ouvidos boas notícias a teu respeito e a respeito das pessoas a tua volta, mas se você semeia coisas ruins com os teus lábios (ou seja, usa ele para amaldiçoar as pessoas, para falar palavras torpes, para reclamar, para maldizer, para fazer fofocas), se prepare para ter notícias ruins chegando aos teus ouvidos.

Também devemos usar os nossos lábios (boca, língua, cordas vocais, etc) para louvar a Deus, conforme está escrito no Livro de Salmos:  "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor;" (51.15); "Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia." (Salmo 71.8).

Se Deus falou contigo, arrependa-te e fale com Deus, peça perdão a Ele e comece uma nova vida com Deus, passando a refrear a língua para o mal e a usá-la para a Glória de Deus. "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios."  (Salmo 141.3). Também aproveite o ensejo e peça perdão para as pessoas que você fez mal por meio da tua língua!

Se você é um servo do Senhor e tem sido vítima de más línguas, guarde em seu coração uma promessa de Deus escrita em Isaias 54.17:

“Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR."

Se você tem sido impactado e abençoado por meio deste blog, divulgue-o para os seus amigos. Também peço que intercedam por mim, pois careço das vossas orações.

Abraços e que Deus nos abençoe e nos ajude nesta caminhada!

Em Cristo,

Isaque Francelino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário