Páginas

Visitantes

sábado, 16 de julho de 2011

Quem foi Jezabel?

Graça e Paz de Cristo! 

Alguns cristãos, quando ouvem o nome bíblico "Jezabel", pensam numa mulher cheia de jóias, pintada (maquiada), sedutora, atraente e bela (pensam apenas isto). Os que pensam em Jezabel desta forma distorcida e minimalista, por desconhecê-la, estão tornando Jezabel quase que uma “santa”, na verdade estão quase que “elogiando-a”!

Este visão minimalista de Jezabel baseia-se no que foi escrito em 2 Reis 9.30: “Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela.”.  Este fato  está relatado no livro de 2 Reis, no capítulo 9 (que trata da execução de Jezabel), sendo que a maior parte da história de Jezabel está relatada no livro de 1 Reis (capítulos 16, 18, 19 e 21).

A Bíblia não revela o significado do fato de Jezabel ter pintado em volta dos olhos, ter enfeitado a sua cabeça e olhado pela janela em direção a Jeú, todavia, isto pode ter dois significados, conforme alguns estudiosos da Bíblia: 1) Talvez Jezabel tenha se pintado e se adornado para tentar seduzir Jeú com sua beleza, mas Jeú não se deixou levar pela beleza de Jezabel, sendo que logo depois deste ato de Jezabel, Jeú foi o responsável pela morte dela; 2) Talvez Jezabel tenha se pintado e se adornado para desafiar Jeú, assim como fazem alguns indígenas e tribais, que se pintam e se adornam antes de enfrentarem os inimigos (como um sinal de guerra).

A Palavra de Deus também não relata nada a respeito da beleza de Jezabel, mas possivelmente ela era bonita e atraente,  pois o Rei Acabe, que era um homem poderoso e que poderia ter muitas mulheres aos seus pés, se apaixonou por Jezabel (mulher estrangeira e possivelmente exótica) e a tomou como esposa (tornando-a Rainha). A Bíblia também não relata se Jezabel vivia se embelezando e se adornando, pois a única situação que as Sagradas Escrituras fala que Jezabel se pintou e se enfeitou é em 2 Reis 9.30, ou seja, no momento em que Jeú, o executor de Jezabel, se aproximava do palácio real enfurecido, com a intenção de matá-la.

Alguns cristãos chegam a afirmar que Jezabel teria sido a inventora da maquiagem, mas isto é uma ideia absurda. Em nosso mundo dito civilizado, a maquiagem foi inventada no Antigo Egito, milhares de anos antes da dita Jezabel existir. Cabe ainda destacar que vários povos tribais isolados, que nunca tiveram contado com as  civilizações, usam pinturas e adereços corporais há milênios. Chama a atenção o fato de que o Profeta Elias ou qualquer outro profeta de Deus não tenham feito, em nenhum momento, qualquer crítica quanto à aparência de Jezabel, pois, na Bíblia, Jezabel foi criticada e condenada à morte por Deus devido a outras coisas que ela praticou, muito ruins aos olhos de Jeová, conforme veremos adiante.

Afinal, quem foi Jezabel?


Vamos contar a história desde o início, de forma resumida e com as referências bíblicas.

Acabe foi o oitavo rei de Israel (Na época, Israel já tinha sido dividida em 2 reinos, Judá - ao Sul, e Israel - ao Norte, sendo que Acabe foi Rei do Reino do Norte, Israel), e, segundo os historiadores, ele tornou-se rei no ano de 874 Antes de Cristo. Acabe era um líder e estrategista militar de grande capacidade, mas foi o rei mais ímpio de Israel (1 Reis 21. 25,26). Com tantas mulheres belas no meio do povo de Deus (Israel), Acabe tomou como esposa uma mulher de outra terra, chamada Jezabel, mulher pagã, filha de Etbaal, rei dos sidônios (1 Reis 16.31).  Jezabel então se tornou Rainha! Uma Rainha pagã e estrangeira em Israel!

A principal característica de Jezabel era a idolatria, pois ela era uma adoradora e profetiza de Baal (1 Reis 16.31). Jezabel tinha um grande poder de convencimento, e, assim sendo, ela convenceu o seu esposo Acabe, rei de Israel, a implantar a adoração a deuses estranhos em Israel, afrontando e irritando o verdadeiro Deus, Jeová (1 Reis, 16.31-33). Além disto, Jezabel sustentou em Israel, com o "dinheiro público", 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera (1 Reis 18.19).  Jezabel era uma verdadeira ocultista, bruxa, feiticeira, uma mulher muito amiga das prostituições (2 Reis 9.22).

Os pecados de Jezabel não acabam por aí, ou seja, ela não era somente idólatra, feiticeira e cheia de prostituições. Jezabel era uma mulher muito má, astuciosa, maquiavélica e também uma cruel assassina, pois perseguiu e matou vários profetas de Jeová, o verdadeiro Deus, conforme está escrito em 1 Reis capítulo 18, versículos 4 e 13. Jezabel inclusive planejou a morte do Profeta Elias (1 Reis 19.2), sendo que o intrépido Elias chegou a fugir da ira de Jezabel (1 Reis 19.3 e ss.). A Bíblia também relata que Jezabel incitava o seu esposo (Rei Acabe) a fazer o que era mau aos olhos do Senhor (1 Reis 21.25). Segundo os teólogos, Jezabel foi a mulher mais ímpia e tenebrosa que viveu em Israel. 

Além de grande idólatra, Jezabel era tão má, ardilosa, astuciosa, maquiavélica e cruel, que para ela não interessavam os meios para conquistar os seus objetivos. A Bíblia relata que o Rei Acabe desejava comprar ou permutar a vinha de um homem chamado Nabote (de Jizreeel), vinha esta localizada em Jizreel, ao lado de um dos palácios do Rei Acabe (1 Reis 21.1,2), no entanto, Nabote se recusou a vender ou a permutar a vinha dele por outra, o que causou aborrecimento no Rei Acabe (1 Reis 21.3,4). Jezabel, ao saber disto, garantiu a Acabe que obteria a vinha de Nabote (1 Reis 21.7). Mulher inteligente, independente e maquiavélica, Jezabel enviou cartas, em nome de Acabe, aos anciões e nobres que haviam em sua cidade (1 Reis 21.8). Nas cartas foi ordenada a condenação de Nabote por blasfêmia contra o rei e contra Deus, assim como a execução do mesmo por apedrejamento, sob denúncia de duas falsas testemunhas (1 Reis 21.10-14). Nabote foi morto e Jezabel presenteou o esposo (Rei Acabe) com a vinha (1 Reis 21.15,16). 

Esta injustiça com Nabote foi a gota d'água. O profeta Elias, quando soube o que aconteceu com Nabote, profetizou contra Acabe e contra Jezabel. Elias, cheio de Deus, profetizou que Jezabel seria devorada pelos cães junto ao antemuro de Jizreel, no local da vinha de Nabote (1 Reis 21.23). A profecia se cumpriu algum tempo depois, sendo que Jezabel foi atirada da janela pelos Eunucos a pedido de Jeú, que em seguida a atropelou (2 Reis 9. 32,33). Algumas horas depois, quando decidiram sepultá-la, só encontraram a caveira, os pés e as palmas das mãos dela (2 Reis 9. 35-37), sendo que Jezabel morreu, foi devorada pelos cães e virou "esterco" justamente no local em que foi predito por Deus (Jizreel, ao lado do palácio real).  Deus é justiça!

O nome “Jezabel” também aparece no Novo Testamento, designando (de forma real ou por semelhança à Jezabel do Velho Testamento) uma falsa profetisa da cidade de Tiatira. Esta “Jezabel” de Tiatira, além de falsa profetisa era também uma mulher adúltera, sendo que a mesma dirigia o povo para a idolatria e para os pecados sexuais (Apocalipse 2.20 e ss.).

Que Deus nos dê discernimento para que possamos reconhecer os homens e mulheres que são  "Jezabéis" de nossos dias, homens e mulheres cheios de demônios e com o caráter idêntico ao de Jezabel! Pessoas que muitas vezes estão no nosso meio (cristão), mas que, na verdade, estão separadas de Deus e, assim como a Jezabel descrita na Bíblia, também são idólatras, más, imorais, materialistas, mundanas, sedutoras, enganadoras, mentirosas, subjugadoras dos mais fracos, maquiavélicas, que profetizam e ensinam falsamente, perseguem e tentam acabar com os verdadeiros profetas de Deus! Que Deus nos livre destas pessoas!

Abraços e que Deus nos abençoe!

12 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR
    GOSTEI MUITO DESTE TEXTO DE JEZABEL,ANDEI ESTUDANDO JÁ ALGUNS MESES ATRÁS SOBRE A VIDA DELA, E DEUS MELEVOU A DESCOBRIR ONDE ESTÃO AS JEZABELS NO NOSSO MEIO NOS DIAS DE HOJE...É TREMENDA ESTA REVELAÇÃO Q DEUS NOS DÁ, TIRANDO AQUELA HISTORINHA DA PINTURA E TAL.EU TENHO O RESUMO DESTE ESTUDO,E GOSTARIA DE MANDAR P VC SÓ P ACRESCENTAR E CONCORADR C O SEU TEXTO. FIQUEM C DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz, Elizana!
    Esteja a vontade para enviar o texto para isaquefr@yahoo.com.br - O texto será publicado na íntegra, com a sua autoria!

    ResponderExcluir
  3. Amei este texto também... Parabéns pelo blog! Voltarei sempre, pois amo estudos bíblicos.

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR AMADO COM TODO RESPEITO CONCORDO SIM COM SEU COMENTÁRIO ,MAS NÃO CONCORDO QUANDO SE REFERE A PINTURA COMO SE FOSSE UM DETALHE QUALQUER NA BIBLIA SEM IMPORTÂNCIA ,SE NÃO TIVESSE NENHUM SIGNIFICADO TENHO CERTEZA QUE DEUS NÃO PERDERIA SEU TEMPO PERMITINDO ESCREVER TODOS OS DETALHES IMPORTANTES PARA AQUELES QUE DESEJAM CONHECE-LO.SERÁ DO AGRADO DO SENHOR AS MULHERES CRISTÃS ANDAR COM A FACE TODA PINTADA,FALO DE EXAGEROS OLHOS ,BOCA COM TANTA PINTURA PARA ATRAIR AFINAL DE CONTAS QUEM ?

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor, "anônimo"!
    Da mesma forma, com todo respeito, amado, mas quando escrevi sobre Jezabel fui fiel ao que a Bíblia fala sobre ela, sem tirar nem acrescentar nada. A respeito de pinturas, vale a pena ler outra postagem que escrevi, onde o leitor poderá observar que eu também sou contra os excessos (de acordo com princípios bíblicos): http://cristoadvogadofiel.blogspot.com.br/2012/04/o-uso-da-calca-comprida-bermuda-joias.html Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Parabens muito esclarecedor tavo com duvida a rspeito do assunto mas compreendi agora que foi jesabel parabens e obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Jeovane! Que Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  8. PR. TEREZINHA ROCHA28 de dezembro de 2012 04:32

    MUITO ESCLARECEDOR, MUITO OBRIGADA, QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada !!! Seu blog é show apendi muita coisa sobre jesabel.

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADO IRMÃO ISAQUE QUE TEXTO LINDO.MEDITEI SEM PRESSA EXCELENTE.

    ResponderExcluir