Páginas

Visitantes

domingo, 10 de julho de 2011

Como ser luz do mundo !!!

Graça e Paz! 

Na Palavra de Deus há uma famosa passagem bíblica, localizada no Evangelho segundo escreveu Mateus, no capítulo 5, versículos 14 ao 16, que diz: 

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”



Muitas pessoas não entendem esta passagem bíblica, não obstante ela seja relativamente fácil de ser compreendida. Alguns pensam e ensinam que para um ser humano se tornar luz do mundo bastaria mudar de aparência  e ser  reconhecido de longe como sendo um "cristão" ou "crente", unicamente pela  aparência (na verdade, este ensinamento errôneo é impossível de ser colocado em prática em alguns países de culturas e  costumes diferentes dos nossos, como os países de maiorias islâmicas, por exemplo, e, além disto, este ensinamento errôneo também me faz lembrar dos Fariseus, que foram duramente criticados por Jesus e que se vestiam de forma diferente dos demais com o fim de serem reconhecidos pelas pessoas, conforme Mateus 23.5). No entanto, o que nos interessa é o que a Bíblia ensina sobre como ser “luz do mundo”. Ser luz do mundo é algo que vai muito além da aparência, é algo muito mais profundo e difícil do que pensam e ensinam alguns de forma errônea ou incompleta.

Primeiramente, deve ser destacado que Jesus é a luz do mundo: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12 

Portanto, o primeiro ensinamento que a Palavra de Deus nos traz a respeito deste assunto é que, se quisermos ser “luz do mundo”, temos que aceitar a Jesus Cristo e ser imitadores dEle (Efésios 5.1; 1 Coríntios 11.1), ser discípulos dEle, renunciar a nós mesmos, tomar a nossa cruz (Mateus 16.24) e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, pois, assim, não andaremos mais em trevas, mas teremos a luz da vida sempre conosco, que é a presença do Consolador enviado por Jesus, o Espírito Santo, que nos guia pelo iluminado caminho da salvação. 

Quando verdadeiramente nos entregamos a Cristo, somos transformados, nos tornamos novas criaturas: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17. Deus é Santo, Jesus é Santo, e, portanto, quando nascemos de novo (João 3.3) nos tornamos semelhantes a Cristo, que é a luz do mundo. Este novo nascimento só se torna possível quando nos arrependemos de nossas práticas pecaminosas e passamos a nos santificar integralmente (corpo, alma e espírito, conforme 1 Tessalonicenses 5.23). Quem é luz do mundo é separado (santificado), não se contamina com as trevas (odeia o pecado, não se deixa levar pelas propostas do diabo e da carne). Portanto, amados, ser Luz do Mundo é muito mais difícil do que simplesmente manter uma aparência de “crente". Não podemos nos conformar com o cristianismo superficial e barato que é pregado em muitos lugares, onde se enfatiza e se prega somente a mudança da aparência ou a mudança de uma situação difícil (emocional, saúde, financeira, etc.) e pouco ou nunca se fala do Evangelho Genuíno, que é Evangelho do novo nascimento, da renúncia, da mudança de caráter, do sofrimento e das perseguições pelo amor ao Evangelho de Cristo, o Evangelho das boas obras e dos bons frutos. Quando a Luz que é Jesus entra dentro de nós, esta Luz começa a brotar do nosso interior e a irradiar para o exterior, daí então quando as pessoas olham para nós o que elas enxergam não é a nós mesmos, mas enxergam a própria Luz de Jesus irradiando de nossas vidas, e por isto dão Glórias a Deus!

O segundo ensinamento que a Palavra de Deus nos clareia a respeito desta temática é que, quando seguimos a Jesus e nos tornamos imitadores dele, naturalmente começamos a praticar boas obras. O próprio versículo 16 de Mateus 5 explica os versículos anteriores, 14 e 15: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Note que a Bíblia não diz “para que vejam a vossa aparência” ou ainda "para que vejam a vossa prosperidade", não, a Palavra não diz isto! O que a Bíblia nos ensina, com clareza solar, é que, quando somos verdadeiros seguidores e imitadores de Cristo, a Luz de Cristo resplandece em nós e, assim como Jesus, passamos a praticar boas obras (materiais e espirituais), e estas boas obras são vistas pelos homens, não para a nossa própria glória, mas para que Deus seja glorificado. 

Isto está em concordância com o Evangelho de João 3.19-21, que diz: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” 

A Palavra ainda nos ensina: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as” Efésios 5.8-11 

Para ser luz do mundo é necessário largar as trevas e se tornar nova criatura em Cristo. Quando nascemos em Cristo e caminhamos com Ele, naturalmente a Luz dEle passa a brilhar em nós, sendo que a consequência disto é que passamos a praticar boas obras e a odiar as obras infrutuosas e más das trevas.

Não estou falando em salvação por obras! Não podemos colocar a carroça na frente dos bois, conforme diz o ditado popular! O Cristão não faz boas obras para ser salvo, ele faz boas obras porque ele é salvo! Salvação não é algo que pode ser obtido simplesmente ao se aceitar a Jesus como Salvador em um convite feito em um culto, pois isto é simplesmente a porta da salvação, todavia, depois da porta vem o caminho, e o caminho da salvação é estreito, conforme explicado na postagem anterior. O caminho da salvação nos leva ao arrependimento diário, a uma vida de renúncia, a odiar o pecado, a uma transformação, a uma regeneração, nos torna parecidos com Jesus Cristo! Assim sendo, a prática de boas obras acaba sendo uma conseqüência natural na vida daqueles que aceitam a Jesus de coração, se arrependem de suas práticas e mudam de vida. 

Quando Zaqueu teve um encontro com Jesus, ele se arrependeu de suas práticas e rapidamente passou a praticar boas obras, conforme relatado no Evangelho segundo Lucas, capítulo 19, versículos 8 ao 10: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” 

A Bíblia nos ensina que a salvação não vem por meio de obras, conforme Efésios 2.8,9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”, não obstante, a Palavra nos ensina que pouco proveito há em nossa fé se guardarmos ela para nós mesmos, se não colocarmos ela em prática. Se não colocarmos em prática tudo que Jesus e a Palavra de Deus nos ensinam, de nada adiantaria a nossa fé, pois a fé sem obras é morta: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26. 

A Bíblia ainda nos ensina: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1.27. 

A nossa fé em Jesus Cristo não é algo simplesmente teórico ou poético, é algo prático! O cristão verdadeiro é luz do mundo, e a luz não pode ficar escondida. Este cristianismo prático é algo real e palpável, pois em nossa caminhada cristã temos visto e convivido com pessoas genuinamente transformadas pelo Evangelho de Cristo, pessoas que antes andavam nas trevas, mas que hoje estão transformadas e andam na luz! Pessoas que antes roubavam, mas que hoje não roubam mais, pessoas que antes viviam mergulhadas em adultérios e prostituições, mas que hoje não adulteram e não se prostituem mais, pessoas que antes eram gananciosas, mas que hoje dividem tudo que possuem, pessoas que antes eram homicidas e perversas, mas que hoje são mansas, boas e ajudam as pessoas! A verdadeira Igreja de Cristo é composta por estas pessoas que se deixaram ser regeneradas e transformadas por Cristo, tornando-se novas criaturas, refletindo a Luz de Cristo em suas vidas!

Também não podemos nos esquecer que a essência do cristianismo é o amor, e, assim sendo, quem é seguidor de Jesus é reconhecido principalmente pela prática da maior de todas as boas obras (1 Coríntios 13.13), que é  o amor, conforme escrito em João 13.35: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

Ainda com relação às boas obras, vale a pena citarmos também a advertência de Jesus em Mateus 25.42-46: "Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."

Para você que ainda não é luz do mundo a minha sugestão é que aceite o convite de Jesus: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12.46. Portanto, se você quer ser liberto do caminho das trevas e da perdição eterna, dê o primeiro passo, ou seja, creia em Jesus e o confesse como seu único, suficiente e eterno salvador.  "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16.31.

Se você é luz do mundo, mantenha a luz sempre acesa, afinal, de que adiante ser luz e deixar ela apagada?  No Reino Celestial não é necessário economia de energia ou racionamento! Também não seja como uma luz de natal, que até tem boa aparência, mas é inconstante (pisca-pisca)! Deixe a Luz da Vida brilhar constantemente através de você, influenciando todas as trevas que estão em sua volta, fazendo com que elas também sejam transformadas em luz!

Abraços e que Deus nos abençoe!

3 comentários:

  1. “Ser luz do mundo é algo que vai muito além da aparência, é algo muito mais profundo”.

    Acredito que aparência nesse caso é o que menos importa, visto que muitos aparentam ser, mas não o são.
    Ser luz, é refletir para o mundo o que eles não conseguem ver em si mesmos, é despertar a curiosidade para algo diferente, superior.
    Nossa conduta e caráter falarão por nós, e nos distinguirão dos demais, nossas obras fundadas em nossa fé produzirão frutos dignos de sermos reconhecidos como LUZ NO MUNDO.

    P.S. Como já era de se esperar, um ótimo texto.

    Deus te abençoe e o conserve assim, uma luz para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. "nossas obras fundadas em nossa fé produzirão frutos dignos de sermos reconhecidos como LUZ NO MUNDO"! Linda frase!

    ResponderExcluir