Páginas

Visitantes

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cuidado com o "Alexandre latoeiro"!

Graça e Paz do Senhor!

A Bíblia Sagrada pouco fala sobre “Alexandre, o latoeiro”. Este tal de “Alexandre, o latoeiro”, é citado na Segunda Carta do Ap. Paulo a Timóteo, cap. 4, vers. 14: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.”

Em algumas outras versões da Bíblia este mesmo Alexandre é chamado de ferreiro! Possivelmente este Alexandre fazia utensílios domésticos de metais, ferramentas, escudos, facas, espadas, lanças, etc.



Segundo alguns estudiosos da Bíblia, há muitas chances deste Alexandre ter sido o mesmo que foi citado na Primeira Carta do Ap. Paulo a Timóteo no Capítulo 1: “19 - Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”

Tudo leva a crer que “Alexandre, o latoeiro”, tenha sido Obreiro na Igreja de Cristo, mas, por não ter agüentado às perseguições contra a Igreja, acabou naufragando na fé (largou a Obra do Senhor e se desviou, sendo entregue a Satanás). Partindo desta idéia, este “Alexandre, o latoeiro”, após ter conhecido Jesus, após ter sido Obreiro na Igreja de Cristo, após possivelmente ter sido amigo do Ap. Paulo, se desviou e “cuspiu no prato em que comeu”, pois, segundo alguns estudiosos, “Alexandre, o latoeiro” testemunhou contra Paulo em Juízo, no Tribunal de Roma, prejudicando o Ap. Paulo sobremaneira!

Paulo recomendou a Timóteo que se guardasse de Alexandre: “Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.” 2 Tm 4.15

Em nossos dias não é diferente, pois há muitos “Alexandre’s – latoeiros” por aí. Pessoas que um dia já foram de Cristo, já foram bons Obreiros, já foram nossos amigos, mas que se deixaram levar pelas lutas, pelas tentações, pelas propostas da carne, pelo dinheiro, pelas propostas de satanás e naufragaram na fé! Muitos dos que naufragaram, abandonaram as Igrejas Locais, outros, todavia, naufragaram na fé e continuam dentro das Igrejas Locais, possivelmente porque as Igrejas Locais podem lhes oferecer algum tipo de vantagem ou benefício. Este tipo de “Alexandre – Latoeiro” é o mais perigoso, pois engana a muitos com a falsa aparência de cristão, ou seja, se diz cristão, mas na verdade não é, pois é falso, hipócrita, traiçoeiro, mentiroso, invejoso, briguento, blasfemador, linguarudo e causa mal aos Verdadeiros Cristãos e à Igreja de Cristo!

Por não terem qualquer compromisso com Deus e com a obra de Deus (o único compromisso que possuem é com os seus próprios desejos, interesses e com o diabo), muitos destes “Alexandre’s – latoeiros” não só afiam alguns dos utensílios que fabricam para ganharem os seus pães, mas também gostam de manterem as suas línguas afiadas, para falarem mal e causarem males aos Verdadeiros e Fiéis Obreiros, Líderes, Pastores e Irmãos em Cristo! Geralmente estes “Alexandre’s - latoeiros” podem ser identificados como aqueles que “viram a casaca” e traiçoeiramente difamam, caluniam, injuriam e maltratam aqueles que são Cristãos Verdadeiros, que ainda sofrem por amor à Obra de Cristo!

A recomendação do Ap. Paulo a Timóteo é válida para nós, ou seja, temos que nos guardarmos, nos protegermos dos “Alexandre’s – latoeiros”.

Para quem é um “Alexandre, o latoeiro” e só causa males aos Verdadeiros Cristãos, o recado que a Palavra de Deus dá é que o Juízo de Deus chegará! Os “Alexandre’s – latoeiros” receberão as suas recompensas conforme as suas obras (2 Tm 4.14).

Se você é um Cristão Verdadeiro e está sendo perseguido por algum “Alexandre, o latoeiro”, fique tranqüilo, pois isto é um bom sinal! É um sinal de que você está carregando o Nome de Cristo em sua vida! Você é um Verdadeiro Cristão! Olhe o que a Bíblia diz para você:

“(...), e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.” Mateus 24.9

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 2 Timóteo 3.12

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” Mateus 5.10

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” 2 Coríntios 4.8,9

Um dia todas as nossas tribulações acabarão, assim como acabaram para o Ap. Paulo, que combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé! Na seqüência dos versículos, após ter falado sobre “Alexandre, o latoeiro”, o Ap. Paulo, que sabia de sua morte física iminente, falou algo maravilhoso a Timóteo (Palavra esta que também é válida para nós, que amamos e seguimos a Cristo):

“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” 2 Tm 4.18

Que Deus nos abençoe!
Abraços!

Observação: Se você é ou conhece algum amigo com o nome de   "Alexandre" e que também é latoeiro ou ferreiro, trata-se de uma mera coincidência! Não sinta-se constrangido ou ofendido, pois o   "Alexandre, o latoeiro" que estamos tratando aqui é aquele descrito na Bíblia, que viveu há cerca de 1950 anos atrás. A idéia central do texto acima é no sentido de que devemos fugir de pessoas como aquele  "Alexandre, o latoeiro" descrito na Bíblia! Você pode ser um Alexandre, ter a profissão de latoeiro ou ferreiro, mas com certeza você será totalmente diferente daquele  "Alexandre, o latoeiro" descrito na Bíblia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário