Páginas

Visitantes

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que é mundo? O que é mundanismo?

Graça e Paz!

Mundo e mundanismo! Estas são outras palavras que eu já ouvi muitas vezes no meio cristão e que nem sempre são compreendidas ou utilizadas corretamente.

A bíblia contém a palavra “mundo” centenas de vezes. Veja alguns conhecidos versículos que utilizam a palavra  “mundo”:

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 1 João 5.19

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 João 2.15

“E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.” João 12.47

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11.3



Há alguns versículos acima que são aparentemente contraditórios entre sí, mas na verdade não são (daí a importância da interpretação da Bíblia)!  A palavra “mundo”, na Bíblia, às vezes é utilizada no sentido de “humanidade, seres humanos” (João 3.16, João 12.47), outras vezes é utilizada no sentido de “cosmos, planetas, terra”, ou seja, todas as coisas criadas por Deus (Hebreus 11.3) e às vezes é utilizada ainda  no sentido de um "sistema dominado por satanás, sistema contrário à vontade de Deus"  (1 João 5.19).

Para que o leitor tenha uma melhor compreensão destas palavras, é interessante citar as conceituações das palavras mundo e mundanismo, conforme o dicionário teológico  do autor Claudionor C. de Andrade (CPAD, 2007, p. 272):

“Mundo: [Do gr. Kosmos, ordem, beleza; do lat.  Mundus, puro] Filosófica e cientificamente, é a terra e o conjunto de todas as coisas criadas por Deus. Neste sentido, justifica-se a definição etimológica  que encontramos no mundo  do grego e do latim. O Universo que Deus criou é ordem e beleza. No campo da teologia, porém, é o sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de Deus.”

“Mundanismo: [Do lat. Mundanus] Conformação ideológica e emocional ao sistema implantado por satanás, cujo principal objetivo é levar o ser humano a deificar o material em detrimento do espiritual. O apelo básico do mundanismo é realçar o que se vê, o que se pega e o que se sente. É, portanto, um sistema diametralmente oposto ao Reino de Deus, cuja maior virtude acha-se na fé que devotamos ao Senhor nosso Deus. Três iniqüidades básicas caracterizam o mundanismo: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida. Esta última é a tônica de todos os que fazem do mundanismo a norma de sua vida”.

O que mundanismo não é (de acordo com a Bíblia): Mundanismo não é, em princípio, ter contato com coisas, pessoas e lugares deste mundo (terra), pois Jesus viveu neste mundo, fez o seu primeiro milagre numa festa de casamento (transformou água em vinho em um lugar onde possivelmente tinha pessoas embriagadas), conversava com as pessoas pecadoras e rejeitadas (prostitutas, ladrões, etc), mas nem por isto ele se contaminou com o pecado e  se deixou levar pelo mundanismo. Mundanismo também não é, em princípio, um estilo musical, um estilo de se vestir, um estilo de se arrumar, se divertir ou as novidades desta terra, embora tais coisas, dependendo das circunstâncias, possam ter apelações diabólicas ou carnais, visando promover o pecado ou afrontar a Deus, quando então podem ser consideradas mundanas. Reflitam sobre o seguinte: Jesus usava túnicas (vestes, vestidos), barba crescida e possivelmente tinha o cabelo aparado na altura dos ombros (cobrindo o pescoço), nós, homens brasileiros do século XXI, em nossa maioria usamos calça, rapamos a barba e usamos um corte de cabelo mais baixo, ou seja, o nosso estilo de se vestir e de cuidar da aparência é bem diferente do estilo de Jesus, mas nem por isto estamos sendo mundanos (pelo fato de estarmos usando um estilo estético atual, diferente do estilo estético de Jesus). Jesus era contextualizado (se vestia como as pessoas comuns em sua volta, tanto que foi necessário Judas beijá-lo para identificá-lo; frequentava os mesmos lugares que as pessoas comuns até mesmo mundanas, conforme Lucas 7.34),  mas não pecava e não era mundano!

Há cristãos que "mundanizam" quase tudo, ou seja, alguns cristãos pensam erroneamente que qualquer coisa que a MAIORIA dos ímpios possuem, fazem ou usam seriam mundanas (Ex.: roupa na moda, se embelezar, se divertir, etc), no entanto, estes se esquecem que o sol nasce para todos e que a MAIORIA dos ímpios também possuem xícaras, usam garfo, usam veículos, usam roupa íntima, usam sabonete, passeiam com a família, conversam com os amigos, cortam a unha, tomam banho, etc., mas nem por isto estas coisas são consideradas mundanas.

Portanto, amados, temos que rejeitar o mundanismo, que está presente nas propostas de satanás e da carne,  que visam nos fazer pecar, praticar as obras da carne e nos destruir.  Também não podemos ter os nossos corações voltados para as coisas desta terra, que são materiais e passageiras, ao contrário, temos que estar com os nossos corações voltados para Deus e para as coisas espirituais, que são eternas: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4.18.

Abraços!

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário