Páginas

Visitantes

sábado, 4 de junho de 2011

A importância da humildade intelectual !

Graça e Paz!

Sócrates foi um grande sábio grego que viveu antes de Cristo. Ele foi um dos fundadores da filosofia. Você sabe o que levou Sócrates a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos? O que levou Sócrates a se tornar um grande filósofo e sábio foi a humildade intelectual dele! Uma das mais célebres e conhecidas frases de Sócrates é: “Só sei que nada sei!”. Este reconhecimento de que nada sabia levava Sócrates a questionar as coisas, a duvidar, a questionar os conceitos pré-estabelecidos, fazendo-o reconhecer as falácias (argumentos falhos, inválidos) e aproximando-o do conhecimento verdadeiro. A história da filosofia é dividida entre antes e depois de Sócrates (pré-socráticos e pós-socráticos).

No mundo Bíblico, podemos falar do sábio Salomão, que, antes de se tornar um grande sábio e Rei, reconheceu humildemente a sua ignorância e pediu a Deus que o presenteasse com sabedoria, e Deus o tornou um dos homens mais sábios de todos os tempos, conforme a história que está registrada no Livro de 1 Reis, no capítulo 3, do versículo 5 ao 12 e no capítulo 4 e versículo 29:

“E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.” (...) “Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.”

Este mesmo Salomão, alguns anos depois de ter recebido de Deus a dádiva da sabedoria, nos ensinou que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e que não devemos ser como os tolos, que desprezam a sabedoria e a instrução (Provérbios 1.7). Salomão nos ensinou ainda que a sabedoria e o entendimento são as maiores riquezas que o homem pode adquirir (Provérbios 16.16).

A respeito deste mesmo tema (conhecimento, sabedoria), a Bíblia nos mostra que Jesus, o nosso Mestre, após ter vindo em carne a este mundo, “(...) ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2.52.

A Bíblia Sagrada também nos demonstra que o Ap. Paulo não desprezava o conhecimento, pois gostava de ter consigo os seus livros e pergaminhos, conforme está registrado em 2 Timóteo 4.13: “Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.”

O escritor do livro de Atos destacou a nobreza do povo bereano, pois eles examinavam as escrituras todos os dias para verificarem se tudo o que estava sendo pregado estaria de acordo com as Escrituras: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” Atos 17.11

A Palavra de Deus também nos ensina que devemos crescer na graça e no conhecimento, assim como em palavra e em ciência: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2 Pedro 3.18) (...) "Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.” (2 Coríntios 8.7).

Alguns cristãos (ainda bem que são poucos) distorcem a Palavra de Deus e afirmam que não devemos buscar conhecimento humano e sabedoria. Há outros que, da mesma forma, distorcem as escrituras para justificarem a sua falta de vontade (preguiça) de buscar conhecimento e sabedoria, e, assim como àqueles primeiros, citam 1 Coríntios 3.19: “Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles"”. Amados, o que a palavra de Deus está dizendo é que, por mais que um ser humano seja sábio e inteligente, quando esta sabedoria humana é comparada à sabedoria de Deus, a sabedoria humana é considerada loucura, um lixo, de tão reduzida e insignificante que fica (quando comparada à sabedoria do Criador), conforme está escrito em 1 Coríntios 1.25: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” Deus é infinitamente mais que o ser humano, em tudo!

No Livro de Oséias, capítulo 4 e versículo 6, está escrito: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.”

A Palavra de Deus é linda! Nós somos bem-aventurados quando temos prazer em meditar nos ensinamentos que estão escritos na Bíblia, conforme disse o Salmista: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1.1,2.

É muito importante praticarmos a leitura e o estudo constante da Bíblia, pois, afinal, "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" 2 Timóteo 3.16

A Bíblia ainda nos prescreve:  "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2.15

Amados, não podemos desprezar o conhecimento e a sabedoria, principalmente o conhecimento a respeito da Palavra de Deus e a sabedoria que vem do alto, para lidarmos com as mais diferentes situações do dia a dia.

Há cristãos que buscam desesperadamente crescer na graça, mas só na graça (e se esquecem de crescer no conhecimento, tornando-se, muitas vezes, cristãos desequilibrados, desajustados). Outros cristãos são preguiçosos e desleixados, e, por isto, não buscam crescer no conhecimento (e às vezes nem buscam crescer na graça também), todavia, existe outra classe de pessoas (e de cristãos), a classe dos intelectualmente soberbos, orgulhosos. Não são poucas as pessoas que, após alguns anos de fé, pensam saber tudo de Bíblia e de Deus, e, por isto, param de crescer no conhecimento, e o pior é que estas pessoas nem percebem que estão estagnadas!

Seja por preguiça, por desequilíbrio no crescimento cristão (na graça e no conhecimento) ou por soberba intelectual, são muitos os cristãos que não buscam ler nenhum livro, não buscam saber o real significado de uma palavra bíblica em alguns dicionários, não querem nem ouvir alguém falar a palavra “Teologia”, não buscam conhecer um pouco mais a nossa língua portuguesa, e o pior, não procuram analisar e estudar a Bíblia (analisar e estudar a Bíblia é muito diferente de simplesmente ler a Bíblia, ou seja, na análise e estudo da Bíblia nos aprofundamos no estudo de determinado assunto, comparamos os versículos estudados em diferentes versões da Bíblia, procuramos os significados de certas palavras em dicionários de língua portuguesa, teológico, hebraico e grego, procuramos versículos correlatos, procuramos saber o contexto histórico e cultural relacionado ao lugar e ao tempo em que aquilo foi escrito, procuramos conhecer o contexto bíblico, etc.).

Há ainda muitos que, de uma forma oposta, ficam intelectualmente soberbos, pensando que já sabem tudo sobre Deus e que não precisam aprender mais nada (com os homens ou com Deus), após estudarem muito as Escrituras, após lerem muitos livros ou após conseguirem alguns títulos acadêmicos (Bacharel em Teologia, Mestre, Doutor, Phd, etc.). Qualquer pessoa, em qualquer situação intelectual, quando deixa de ter humildade intelectual, “puxa o próprio freio de mão” do seu crescimento intelectual. Nós, cristãos, podemos até ter muitos títulos acadêmicos, muito entendimento e sabedoria, mas devemos sempre ser humildes diante de Deus e diante dos homens. Além disto, devemos ter sempre em mente que jamais conseguiremos entender Deus e os seus pensamentos plenamente, pois os pensamentos e os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos, conforme está escrito em Isaias 55.9: “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Há cristãos que são tão orgulhosos intelectualmente que jamais pedem a Deus para Ele lhes dar sabedoria, entendimento e discernimento acerca da Palavra de Deus, a Bíblia, ou seja, agem como se não fosse necessário fazer este tipo de pedido a Deus, pois, afinal, “já sabem tudo”!

Muitos dizem que aprenderam determinado assunto bíblico na forma “tal” e que vão morrer com aquele pensamento! Amados, isto é cauterização da mente (1 Tm 4.2) e soberba intelectual, pois a pessoa que age assim não tem humildade suficiente para reconhecer a verdade, por mais que ela esteja bem diante dos seus olhos.

Devemos ser sempre humildes (1 Pedro 5.5), pois, assim, estaremos continuamente aprendendo e crescendo em conhecimento. A soberba intelectual é um dos maiores entrave para o crescimento intelectual e o desenvolvimento da inteligência! Ao lado da soberba intelectual está a preguiça intelectual, que é outro grande entrave para o crescimento intelectual e o desenvolvimento da inteligência!

Quando somos intelectualmente humildes, reconhecemos a nossa ignorância a respeito de determinados assuntos, e, quando temos vontade de crescer e deixamos a preguiça de lado, pesquisamos, perguntamos aos outros, oramos, e, desta forma, crescemos intelectualmente!

Amados, uma pessoa pode ser sábia, inteligente, erudita, letrada, ter muitos títulos acadêmicos, ter lido muitos livros, mas, mesmo assim, haverá um enorme abismo intelectual diante desta pessoa. Um simples agricultor, uma humilde dona de casa, um modesto analfabeto ou ainda um simples andarilho detém certos conhecimentos que aquela pessoa sábia não detém, e, assim sendo, até estas simples pessoas têm algo a ensinar ao sábio, se ele for humilde. Só Deus é Onisciente, amados, o homem nunca saberá tudo! Portanto, sempre teremos algo a aprender, com Deus e com as pessoas em nossa volta! Seja humilde (diante de Deus e diante dos homens)!

A Bíblia Sagrada, no Livro de Tiago (4.6) nos ensina que: “(...) "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".”

Quando somos intelectualmente humildes, oramos e pedimos sabedoria, discernimento e entendimento a Deus, assim como fez Salomão. Assim como Salomão, o salmista (possivelmente Davi) também orou: "As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os teus mandamentos."  Salmos 119.73.  Devemos seguir estes exemplos !

Devemos ser humildes e reconhecer a nossa ignorância, a nossa falta de sabedoria, e, assim, se pedirmos sabedoria a Deus, Ele nos dará, conforme está escrito: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1.5

O melhor de tudo é que a sabedoria concedida por Deus (que vem do alto) é diferente da humana e produz bons frutos, conforme destacado em Tiago 3.17: “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.”

Quando a Palavra de Deus nos diz que devemos crescer na graça e no conhecimento, assim como quando Ela nos fala que devemos vigiar e orar, nas entrelinhas está sendo dito que devemos ser cristãos equilibrados! Devemos orar, mas devemos vigiar, temos que crescer na graça, mas também temos que crescer no conhecimento!

É bom que sejamos constantemente intelectualmente humildes, pois, desta forma, estaremos continuamente pedindo a ajuda do Espírito Santo, e, se pedirmos sabedoria a Deus com fé, seremos agraciados com a melhor de todas as sabedorias, a sabedoria do alto. Se nunca nos deixarmos ser levados pela soberba intelectual, continuaremos crescendo no conhecimento, diante de Deus e diante dos homens, até o fim dos nossos dias! O conhecimento do homem é limitado, mas o conhecimento de Deus é infinito, e Deus sempre terá algo novo a ensinar aos que são humildes e querem aprender com Ele.

Aproveite o ensejo e converse com Deus, faça uma oração sincera reconhecendo suas limitações intelectuais, pedindo a Deus, com fé, que te dê sabedoria, discernimento e entendimento, principalmente acerca da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada!


Abraços fraternos e que Deus nos abençoe!



Create your own banner at mybannermaker.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário