Páginas

Visitantes

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tolerância Cristã - Parte 2

Graça e Paz de Cristo!

A Bíblia Sagrada, na Carta que o Apóstolo Paulo escreveu aos irmãos Romanos (no Capítulo 14), nos ensina mais uma vez a prática da tolerância em virtude das diferenças de opiniões. Leia adiante do versículo 2 ao 6:

"(2) Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais.
(3) Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
(4) Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.
(5) Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
(6) Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus."

Deus considera a nossa opinião, e ela se torna regra diante de Deus, conforme se verifica nos versículos acima e nos versículos 8, 14, 22 e 23 do mesmo capítulo:

(8) "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor."
(14) "Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda."
(22) "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova."
(23) "Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado."

O Apóstolo Paulo, assim como Jesus, também nos ensinou a respeitar e a não julgar os nossos irmãos na fé que possuem opiniões diferentes das nossas. Desde o início da história da Igreja e até os dias atuais, os cristãos não são uníssonos em opiniões e práticas religiosas, pois uns são mais fracos na fé e outros são mais fortes, conforme se extrai dos ensinamentos do Apóstolo Paulo no citado capítulo (Capítulo 14, versículo 2).  Fraco na fé, na definição que é possível absorver dos ensinamentos do Ap. Paulo, é o cristão que limita o Poder Salvador de Jesus Cristo, é aquele que entende que para ser salvo tem que praticar uma série de ordenanças legalistas (não pode comer isto, não pode usar aquilo,  tem que fazer tal coisa, etc. - Este é outro assunto, baseado na Carta do Ap. Paulo aos Gálatas).

Uns cristãos acreditam que o sábado é mais santo, outros cristãos julgam iguais todos os dias, uns acreditam que não podem comer carne de suíno, outros acreditam que podem comer de tudo, uns acreditam que podem usar jóias, outros acreditam que não podem usar jóias, uns acreditam que só podem usar um determinado tipo de roupa, outros acreditam que podem usar vários tipos de roupas, uns acreditam que as mulheres não podem cortar o cabelo, outros acreditam que as mulheres podem cortar o cabelo, enfim, são inúmeras as diferenças de opiniões que existem no meio cristão, todavia, a recomendação bíblica é clara: Se você tem opinião acerca de determinado assunto cristão e está convicto disto, parabéns! Deus te acolheu desta forma e Ele vai levar em conta a tua opinião! Só não julgue, não despreze e nem fique discutindo com os irmãos cristãos que possuem opiniões diferentes das tuas (Romanos cap. 14, versículos 1, 4 e 10), pois Deus também está aceitando e acolhendo aqueles irmãos em Cristo (Romanos cap. 14, versículos 3, 4, 6 e 8), pois, afinal de contas, a graça de Deus não é uniforme, ela é multiforme (“servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” - 1 Pedro 4.10).

Que Deus nos abençoe!

Abraços fraternos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário