Páginas

Visitantes

terça-feira, 28 de junho de 2011

A porta e o caminho estreitos!

Graça e Paz!

Em Mateus, capítulo 7, versículos 13 e 14 está escrito:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Amados, nestes versículos há duas categorias distintas, ou seja, uma coisa é a porta, outra coisa é o caminho!

A porta significa a entrada, o ingresso! A porta é estreita, e, numa porta estreita só entra uma pessoa por vez, ou seja, a porta para a salvação é individual, a decisão por aceitar ou não a mensagem da salvação (que é o evangelho de Jesus Cristo, que veio a este mundo em carne, morreu para o perdão dos nossos pecados e ressuscitou no terceiro dia) é individual! Jesus é a única porta (João 10.9)!  Infelizmente são poucas as pessoas que, tendo o conhecimento da existência desta porta e a oportunidade de entrar por ela, tomam a correta decisão de entrar por esta única porta que pode proporcionar salvação eterna, que é a aceitação do Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo!

Depois que a pessoa entra pela porta (aceitação do sacrifício vicário de Jesus Cristo, nosso único Salvador), vem o caminho! O único caminho é Jesus, que, em João 14.6 disse: “(...) Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jesus não disse que é um dos caminhos, Ele afirmou que é “o” caminho, ou seja, Ele é o único caminho!

Mais uma vez, depois de se ter entrado pela porta, o caminho que se segue e que conduz para a salvação eterna também é estreito, nos trazendo a idéia de que o caminho para a salvação também é individual, dependendo de cada um de nós (Romanos 14.12)! A Salvação só pode ser obtida desta forma, pois Jesus é o único caminho que nos leva até Deus (João 14.6)! Só Jesus pode perdoar os nossos pecados (1 João 1.9)! Jesus é o nosso fiel Advogado (1 João 2.1)! Jesus é o Único mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2.5)!

Todas as outras aparentes "portas e caminhos", apesar de perecerem que são várias portas e caminhos (ensinamentos, religiões, etc.), por  serem aparentemente diferentes umas das outras, na verdade estão juntas, formando então uma única porta e um único caminho largos, que conduzem para a perdição eterna! Na verdade, há só duas portas e dois caminhos! Ou a pessoa diz sim para Jesus e entra pela porta e pelo caminho da salvação (caminho das minorias), ou a pessoa diz não para Jesus (dizendo sim para qualquer outra coisa), quando então a pessoa entrará na porta e no caminho da perdição, que é a porta e o caminho das maiorias!

O caminho estreito também nos faz lembrar das dificuldades que enfrentamos como cristãos, nesta caminhada rumo ao nosso alvo, que é a nossa morada nas mansões celestiais ao lado de Deus Pai e de seu Filho, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Afinal, Jesus disse que seríamos perseguidos por causa do nome dEle (Mateus 24.9)! Além disto, neste caminho estreito não é possível levar nenhuma bagagem a não ser a cruz, ou seja, para seguir por este caminho temos que renunciar a nós mesmos e carregar somente a nossa cruz, conforme disse Jesus: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Marcos 8.3. Quando realmente estamos levando as nossas cruzes (que significa "dificuldades"e também "renúncias") deixamos todas as nossas bagagens de lado, pois a cruz exige que todos os esforços estejam voltados para carregar ela!

Infelizmente há cristãos que pensam no caminho estreito como uma série de normas legalistas, todavia, seguir apenas uma cartilha de regras (coisas que podem e coisas que não podem) até que seria fácil! O Caminho da salvação não é tão fácil e a salvação não pode ser obtida ao se seguir uma lista de regras e costumes! A Salvação só pode ser obtida por meio de Jesus (Graça - Efésios 2.8), e, aceitar Jesus nos leva a um caminho de liberdade com relação à Lei (“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.30, em concordância com Gálatas 3.11), não obstante, o caminho da salvação é um caminho de perseguições e de renúncia pessoal (renúncia ao pecado, renúncia à carnalidade, renúncia a tudo o que temos e somos, etc.).

Amados, seguir uma lista de regras não é tão difícil, o mais difícil é seguir os dois (só dois, mas com uma amplitude gigantesca) mandamentos estabelecidos por Jesus: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22.37-40)

Quando Jesus fala sobre amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, Jesus está falando que os nossos bens materiais e as coisas mais preciosas que temos (como a nossa família, por exemplo) não podem ser mais amadas do que Deus ou tomar o lugar dEle, sendo que Deus deve ser a prioridade das nossas vidas! Para conseguirmos amar a Deus intensamente temos que estar desapegados das coisas terrenas! Quando amamos a Deus intensamente, cumprimos a vontade dEle, e a vontade dEle é que nos afastemos do pecado, da imoralidade e da carnalidade! Quando Jesus fala que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, Jesus está falando que devemos amar, orar e abençoar não só aos nossos vizinhos e amigos, mas também aos nossos inimigos (Mateus 5.44), a quem devemos inclusive dar a outra face (Mateus 5.39). Seguir estes dois mandamentos nos leva a um caminho de “renúncia” (cruz), ou seja, ao “caminho estreito” pregado por Jesus, por vezes muito difícil, mas que nos conduz à salvação! 

O próprio Jesus, quando estava falando da porta e do caminho estreito (Mateus 7.13 e 14), logo depois (no versículo 21) falou que para entrarmos no reino dos céus temos que cumprir a vontade de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”. Quando deixamos os nossos desejos e os nossos sonhos de lado, para viver os sonhos de Deus e a vontade dEle em nossas vidas, estamos no caminho estreito, numa vida de renúncia que nos conduz à salvação!

Como conhecer uma pessoa que está no caminho estreito? Pela aparência? Pela aparência não, mas pelos frutos sim! Logo após Jesus ter falado da porta e do caminho estreito, Jesus fala que pelos frutos se conhece quem é um falso profeta (que ensina outros caminhos) e quem é de Deus (Mateus 7. 15-20).

Não se deixe enganar por aqueles que pregam que a vida cristã é um mar de rosas e que para seguir a Jesus não é necessário renunciar a nada ! Para andarmos nos caminhos de Jesus temos que morrer para nós mesmos e nascer de novo (João 3.3), e este novo nascimento nos levará a uma vida de renúncia à nossa própria vontade, para que possamos cumprir a vontade de Deus (ver Lucas 14.33)! Enquanto estivermos nesta terra haverá lutas, perseguições, dificuldades, choros e dores, no entanto, estamos neste mundo mas não somos do mundo, somos como forasteiros em terras estranhas, sendo que a nossa herança não está nesta terra! Estamos nesta terra de passagem, tudo aqui acabará e a nossa vitória definitivamente será alcançada quando nos encontrarmos com Jesus e entrarmos no céu: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 21.4

Se você ainda não entrou pela porta e pelo caminho estreito, Jesus te convida: Entre! Saiba que se você entrar vai valer à pena! A vida cristã não é um mar de rosas, mas esta porta e  este caminho estreito, que é Jesus, garantem a você à salvação eterna! Se você já está no caminho estreito, fique firme, não olhe para a direita, nem para a esquerda, nem para trás, apenas prossiga para o alvo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14

Abraços e que Deus nos abençoe!

.

2 comentários:

  1. Mais uma vez, depois de se ter entrado pela porta, o caminho que se segue e que conduz para a salvação eterna também é estreito, nos trazendo a idéia de que o caminho para a salvação também é individual, dependendo de cada um de nós. Realmente a escolha do caminho é individual, mas a APRESENTAÇÃO DO CAMINHO cabe a nós, os privilegiados em te-lo conhecido e o escolhido para seguir.

    E você querido irmão, está fazendo isso com muita sabedoria, este texto está excelente, muito bem fundamentado biblicamente, e é isto que importa.

    P.S. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom; (Mateus 6.24), ora, ninguém conseguirá trilhar DOIS CAMINHOS ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz, Patrícia! Obrigado pelo comentário! Concordo com tuas palavras e sábias observações! Obrigado por acompanhar o blog e que Deus te abençoe abundantemente!

    ResponderExcluir